Ricardo Marques

O controverso feriado de 1º de Agosto em Caxias

Por: Ricardo Marques | Publicado: 01/08/2018 08:38 - Atualizado em 31/12/1969 21:00 - 2 comentários


Compartilhe:


Caxias (MA) é uma cidade cheia de história, beleza e magia, como as ruínas da Guerra da Balaiada 

Neste 1º de agosto, Caxias (MA) comemora 195 anos de Adesão à Independência do Brasil. É feriado municipal. Confesso que nunca entendi direito o porquê de os caxienses darem mais ênfase à esta data do que àquela alusiva ao aniversário da cidade, comemorado em 5 de julho – que, aliás, nem feriado é.

Quando aqui aportei, em 15 de novembro de 1990, achava que o “feriado da Adesão” tinha a ver com o fato de Caxias ter liderado o movimento que resultou na Independência do País; que a insurreição contra a Coroa de Portugal tivesse começado por aqui... Ou coisa parecida.

Nada a ver. Caxias, de acordo com o que aprendi durante incontáveis noitadas de boêmia em meio a intelectuais e historiadores amigos meus, foi uma das últimas cidades – senão a última – a aderir à Independência do Brasil. A História dá conta que a subserviência à Coroa era tamanha que Portugal fincou suas bandeiras e tropas por estas plagas. E Caxias foi o último foco da resistência portuguesa.

A Independência do Brasil foi proclamada no dia 07 de setembro de 1822. Porém, na Bahia e no Maranhão, especificamente, o domínio da Coroa de Portugal se estendeu ainda pelo tempo de aproximadamente um ano. O Maranhão somente aderiu à causa da nossa Independência, em 28 de julho de 1823. Caxias foi o último foco de resistência lusitana.

E foi preciso um cearense, à frente de uma força expedicionária de 6 mil homens, ameaçar invadir a cidade para, finalmente, Caxias aderir à Independência do Brasil.

Mas quem é este redator – um “forasteiro” que há quase 28 anos escolheu Caxias para viver, casar e procriar – para contestar a pertinência da festiva data. Até porque, de festa e feriado todo mundo gosta - inclusive este vos escreve.



Fonte: Ricardo Marques

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Lívia Costa

01/08/2018 10:32

Também nunca entendi... Sou filha desta terrinha!


José de Ribamar Gomes Falcão Filho

01/08/2018 08:57

Boa escrita, como sempre. Caxias e suas peculiaridades, que tanto nos conquista.