Situada a cerca de 450 quilômetros de Teresina a praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, Litoral sul do Piauí vem ganhando destaque internacional, pela sua beleza e cenário exuberante em seu ambiente paradisíaco. Motivados também pela contemplação de um belo pôr do sol e uma exuberante lua-cheia, os turistas se concentram à beira da praia nos finais de tarde.
Barra Grande se localiza em meio às áreas de Proteção Ambiental do Parque Nacional de Jericoacoara-CE, Delta do Parnaíba-PI e Lençóis Maranhenses-MA.
Barra Grande oferece ainda passeio de charrete pela praia, trilhas ecológicas e uma culinária à base de frutos do mar. O local está incluído na "Rota das Emoções".
O que antes resumia-se a uma colônia de pescadores, agora concentra diversas pousadas e restaurantes, com arquitetura rústica, formando o cenário voltado para o turismo.
Os ventos fortes são propícios para a prática esportiva com destaque para o Kite surf, ecoturismo, para o visitante se sentir em interação com a natureza.
O turista pode ainda encontrar artesanato como cestas e bolsas de palha da carnaúba confeccionados pelos artesãos locais e comercializados na praia.
À noite também pode-se encontrar locais típicos como bares e pequenas barracas produzidas pelos nativos com serviços de qualidade. Na culinária são oferecidos os deliciosos pratos: moqueca de arraia, ensopado de sururu, além de peixes, camarões e lagosta.
"Antes eu e minha família seguimos para Luiz Correia, Pedra do Sal e outras praias desta região de Parnaíba nas altas temporadas, porém nesses últimos tempos, preferimos Barra. Aqui é o lugar ideal para descansar e se divertir em momentos de lazer", diz o empresário piauiense Daniel Araújo, 57 anos, residente em Teresina.
O pescador nativo de Barra Grande Francisco de Assis, 46 anos, dono da "Barraca do Assis", declarou que o movimento na praia tem aumentado constantemente.
"De dez anos para cá o local foi muito valorizado. Quebrou realmente a rotina da colônia, mas trouxe oportunidade novas para a economia do povoado", frisou.
O empresário teresinense conhecido como Fábio Gigante, 46 anos, que juntamente com familiares e amigos passou o Réveillon em Barra Grande, diz que o momento é oportuno para investimentos no local e já trabalha na construção de um condomínio para oferecer mais opções de estadia aos visitantes.
Barra Grande representa um Santuário Ecológico e pode ser visto como um local para se praticar também a preservação da natureza, com respeito aos seus sítios ecológicos, seus costumes locais e sua beleza natural.
Texto e fotos: Alberto Pessoa
Fonte: Ascom
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Leônica Soares
03/11/2018 13:40
Lugar lindo