Ricardo Marques

Cenário para sucessão municipal de Caxias começa ganhar corpo

Publicado: 25/07/2019 09:43 - Atualizado em 25/07/2019 00:00 - 4 comentários


Compartilhe:


Cleide, Fábio, Velozo, Agostinho e Luis Carlos Moura 

As tratativas de bastidores, por meio das tradicionais articulações pré-eleitorais, começam a dar corpo ao cenário que estará posto nas eleições municipais do próximo ano em Caxias (MA). A movimentação dos líderes partidários locais é intensa e ocorre em todas as correntes e cores, ainda que umas mais ostensivas e explícitas que outras. É óbvio que esta formatação de cenário não é estática, muita coisa poderá mudar ainda, inclusive pela inserção de novos atores no jogo.

A fala do juiz Velozo durante entrevista concedida a este redator, no #SQN do último sábado (20), repercutiu forte entre os caciques locais. Ainda mais porque, depois daquela participação no programa semanal da Sinal Verde FM, quando o ainda magistrado foi incisivo ao declarar que vai pedir aposentadoria para ingressar na seara político-partidária, ele avistou-se com a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT). Segundo fontes próximas aos dois, ambos teriam alinhado a possibilidade de marcharem juntos no pleito municipal de 2020.

CLEIDE

Falando em Cleide Coutinho, aliás, a deputada deve mesmo ser protagonista do processo eleitoral que se avizinha, inclusive já organiza partidos como PSB, Cidadania (ex-PPS) e Solidariedade, além do seu PDT, obviamente. As conversas com outras siglas para a formação de uma ampla aliança também teriam sido iniciadas nos últimos dias.

FÁBIO

Do outro lado do front o prefeito Fábio Gentil (PRB) se move para consolidar sua aliança eleitoral, ao tempo em que age administrativamente com ações de peso, como a extensão no horário de atendimento nas UBS's – já são três, pelo menos.

E para o começo do mês vindouro, no calor das comemorações pelo aniversário da adesão de Caxias à Independência do Brasil, próximo dia 1º de agosto (feriado municipal), o Cabeludo promete a entrega de uma série de obras estruturantes, como o Hospital Geral Municipal Gentil Filho, agora completamente reformado.

Fora o fato de o atual mandatário municipal caxiense contar, em sua base de apoio, com o lastro de dois deputados estaduais, Zé Gentil (PRB), seu genitor, e Adelmo Soares (PCdoB).

VICE

O prefeito de Caxias segue bem avaliado para a disputa, tanto que são muitos os pretendentes a compor sua chapa majoritária na condição de candidato a vice. Além do atual vice-prefeito, Paulo Marinho Júnior (PP), os secretários Aureamélia Soares (Mulheres) e Fause Simão (Trabalho) não escondem o desejo, fora outros mais que se movimentam nos bastidores. 

PSL 

O diretório municipal do PSL – partido do presidente da República Jair Bolsonaro – tem intensificado ações no sentido de ter candidato próprio ao Palácio da Cidade. Nomes como o do advogado Luís Carlos Moura, da ex-vereadora Tânia Cantalice, do engenheiro Zé Miguel (ex-vice-prefeito de Caxias) e do empresário Pedro Barros estariam entre os mais badalados para representar os bolsonaristas na disputa municipal. 

PT

O PT não faz manifestações ostensivas, mas é fato que os petistas também se movimentam. Mesmo desgastado pelos incidentes no campo ético que marcaram o partido nos últimos anos, a sigla ainda tem um forte apelo sobre o eleitor – pesquisa recente aponta que qualquer candidato, independente do nome, que representar o PT começaria a disputa no patamar de 5%, o que não é pouco.

PSOL

Outro que também poderá ter candidatura própria na disputa pela prefeitura de Caxias em 2020 é o PSOL. Neste sentido, o nome do advogado Agostinho Ribeiro Neto, presidente da subseção da OAB começa ganhar corpo como futuro candidato do partido.

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Jose Gomes Matos

28/07/2019 21:11

Caro RM, sobre esse comentário de cidadão, quem disse que o povo daqui não sabe votar? É que bobagem essa de político técnico, Caxias anda muito bem com Fábio, agora para aparecer no cenário pré candidato o Dr. Tem que visitar é andar bastante, muito fácil querer ser candidato, só ter um título já se acha preparado, não , primeiro teste sua aceitação para vereador, depois faça a diferença, aí seja mais humilde e tente ser prefeito, assim começa a pensar em ser João Doria.


Catlos Magno

28/07/2019 15:53

A cidade de Caxias precisa de renovação chega de alternância no poder de Cutinhos, Marinhos e Gentil que é um misto dos dois grandes grupos políticos de caxias.


Robson de Jesus Falcão Pinto

27/07/2019 02:17

Caxias precisa de um "Político Técnico" tipo João Dória atual Gov. de São Paulo. O Precandidato com essa qualidade, obviamente seria o Adv. Luis Carlos Moura. Mas isso só vale para os eleitores que votam conscientes !!!


Robson de Jesus Falcão Pinto

27/07/2019 02:16

Caxias precisa de um "Político Técnico" tipo João Dória atual Gov. de São Paulo. O Precandidato com essa qualidade, obviamente seria o Adv. Luis Carlos Moura. Mas isso só vale para os eleitores que votam conscientes !!!