Vereadora Larissa Gaspar (PT)
Um projeto de lei de autoria da vereadora Larissa Gaspar (PT), em tramitação na Câmara Municipal de Fortaleza (CE), prevê a distribuição de absorventes higiênicos e sustentáveis pela Prefeitura para estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental da rede pública; pessoas acolhidas nas unidades e abrigos sob gestão do município; em situação de vulnerabilidade; pessoas em situação de rua ou membros de famílias em extrema pobreza.
O projeto trata ainda da desoneração fiscal para diminuir o preço final de absorventes e quer inseri-lo como item obrigatório da cesta básica. Segundo Larissa, o período menstrual afeta, de diversas maneiras, o cotidiano das mulheres e são muitas que sofrem com a falta de condições para garantir a higiene adequada.
No Brasil não há nenhum levantamento oficial, mas uma pesquisa online feita pela Sempre Livre em 2018 com 9.062 brasileiras de 12 a 25 anos de idade revelou: na faixa de 12 a 14 anos, 22% afirmam não ter acesso a produtos confiáveis relacionados à menstruação porque não têm dinheiro ou porque eles não são vendidos perto de casa.
Fonte: Ascom
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Núbia Maria Barreto Araújo
19/08/2020 21:57
Projeto louvável