Ricardo Marques

Projeto social transformará jovens carentes de Porto Feliz em escritores pela primeira vez

Publicado 27/07/2021 09:11:53 0 comentário


Ver a imagem de origem

Imagem ilustrativa

Plataforma Ciranda de Livro e Associação Monte Carmelo se unem para superar desafios da educação na pandemia e criar obra assinada por 174 estudantes em condições de dificuldade social

Pela primeira vez, 174 crianças e adolescentes carentes de Porto Feliz - SP terão a oportunidade de escrever o próprio livro. Esta transformação de estudantes em escritores será realizada a partir da parceria entre a plataforma Ciranda de Livro e a Asociação Monte Carmelo, por meio das ferramentas digitais.

Ao final do projeto, previsto para agosto, será realizado um evento para autógrafos dos novos autores.

A iniciativa da Ciranda de Livro com a Monte Carmelo será uma realização inédita nos 30 anos de história da instituição social. Ela surgiu como alternativa para enriquecer a aprendizagem em 2021 e superar os atuais desafios enfrentados pela educação na pandemia, principalmente os sociais e de conectividade.

Superando os desafios do atendimento socioeducacional na pandemia

Desde 2020, os educadores e voluntários da instituição, que antes só realizavam atividades presenciais, precisam atender aos jovens carentes por meio de atividades on-line. Para isso, a principal ferramenta utilizada é o aplicativo WhatsApp, mais comum e de fácil usabilidade entre as famílias carentes.

Entretanto, despertar o interesse e engajar os alunos é uma missão bastante difícil nestas condições, principalmente tratando-se de crianças e adolescentes que têm ainda mais questões para lidar neste processo.

Entre elas, estão dificuldades para aquisição de aparelhos modernos, ou de mais de um smartphone por família, bem como do bom acesso à internet. Ainda existem casos de crianças que dependem dos equipamentos dos pais, que se ausentam durante o dia para trabalhar, e, portanto, só realizam as atividades após horário comercial.

Para completar, muitos responsáveis são carentes de formação escolar e, para isso, os educadores e voluntários precisam realizar um acompanhamento presencial, levando os materiais impressos até as casas das famílias atendidas para que as atividades sejam realizadas pelos estudantes.

Paula Lima de Oliveira, coordenadora responsável pelas atividades da Monte Carmelo, explica como o projeto de transformar estudantes em autores contribui com a superação destes desafios. “Para atender esta realidade que vivemos, estávamos em busca de um projeto que trouxesse visibilidade para a associação e que trabalhasse esta questão de protagonismo, de incentivo à cultura e leitura”.

A partir desta necessidade, surgiu a ideia desta criação, em conversa da educadora com Ramin Shams, diretor da plataforma Ciranda de Livro. “A Ciranda de Livro é uma excelente ferramenta para que possam explorar este potencial latente nos alunos. Com a plataforma, vemos obras se materializando, baseadas no senso imaginário e criativo dos alunos. Às vezes, quando visito nosso parque gráfico, fico entusiasmado e impressionado com a qualidade da escrita, vemos joias se revelando a cada página”, completa Ramin Shams.

Criação do livro já está em andamento

A execução do projeto já está dando seus primeiros passos, com os educadores e voluntários realizando orientações junto aos alunos. Em breve, os textos e ilustrações criados serão copiladas em uma única e completa obra, por meio da plataforma Ciranda de LIvro.

Este é um grande exemplo de como a tecnologia da Ciranda de Livro permite oportunidades únicas aos jovens. A plataforma educacional baseada na metodologia ativa tem sido usada por instituições de todo o país, principalmente neste cenário desafiador da pandemia.

Isso porque, com ela, os alunos escrevem, ilustram e publicam o próprio livro. E a facilidade de uso dos recursos, bem como a alta qualidade de impressão, conferem ao final das atividades uma realização que supera expectativas.

Assim, é possível garantir que os estudantes da Monte Carmelo superem os obstáculos das atividades on-line, enquanto aprendem com alta qualidade de ensino e desenvolvem suas habilidades de escrita, criatividade, além da interatividade com a família.

A iniciativa permitirá mais que uma transformação educacional, mas sim de vida, principalmente destes jovens que já precisam lidar com muitas questões sociais.

Sobre a Associação Monte Carmelo

Tradicional comunidade de educadores, a Associação Monte Carmelo atende hoje 174 crianças e jovens, entre 6 a 18 anos, moradores da cidade de Porto Feliz. Orientada pelos preceitos Bahá’ís, a organização sem fins lucrativos visa a transformação do caráter humano, concentrando sua atenção no desenvolvimento das capacidades morais, éticas e espirituais.

Mais informações sobre esse trabalho social você encontra aqui

Sobre a Ciranda de Livro

Lançada em meados de 2019, a Ciranda de Livro se posiciona como uma das principais tecnologias educacionais de auxílio aos colégios e professores na promoção da leitura e desenvolvimento de competências estabelecidas pela BNCC. Tem sido destaque em colégios de todo o Brasil por poder ser aplicada como atividade em sala de aula ou de maneira remota, atendendo à nova realidade da Educação.

Saiba mais aqui 

 

Grupo School Picture

 

Ciranda de Livro é uma solução do Grupo School Picture, que há 35 anos atua no segmento educacional como líder em Recordações Escolares. Ainda no grupo fazem parte o aplicativo de comunicação IsCool App e a empresa de fotografia de formatura Conquista Formaturas.

 

?Mais em: www.schoolpicture.com.br



Fonte: Evelise Romanini (Ascom)

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!