Ricardo Marques

Mulheres Advogadas apoiam Kaio Saraiva para a presidência da OAB-MA.

Publicado 08/10/2021 13:33:58 0 comentário


Abertura de espaços para concorrer de igual para igual no mercado profissional. Valorização da mulher advogada e garantia dos seus direitos como mãe. Oportunidades de construir uma OAB/MA inclusiva e democrática e a certeza de que as mulheres advogadas avançaram ainda mais nas conquistas dos seus direitos, principalmente na Defesa das Prerrogativas e no combate à violência contra a mulher,  além do reconhecimento como profissional da advocacia. 

Foram alguns dos posicionamentos apresentados na reunião “Mulheres Advogadas com Kaio”  que reuniu mais de 200 profissionais da advocacia na última quinta-feira. Elas optaram pelo caminho seguro das certezas com o avanço ainda mais das conquistas, declarando total apoio ao pré-candidato e atual diretor-tesoureiro da OAB/MA, Kaio Saraiva, para a presidência da OAB/MA no triênio 2022/2024. 

Assim como acontece em todas as reuniões com Kaio Saraiva, houve a participação das pessoas por meio dos depoimentos. As mulheres advogadas reconheceram o  trabalho realizado na gestão de Thiago Diaz, atual presidente da Seccional Maranhense. “Hoje temos condições dadas pela Ordem de disputarmos o mercado de trabalho com advogados que estão há mais tempo no mercado de trabalho. Hoje temos prioridade na sustentação oral dos Tribunais, são conquistas que nos atendem como mulher e não queremos mudança ou retroceder”, disse a advogada Alda Fernanda Sodre Bayma Silva. 

As mulheres advogadas em seus posicionamentos na reunião com Kaio também falaram sobre a segurança de seguirem com ele para avançar ainda mais nas conquistas. É o caso da  advogada Macela Proença, integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ela posicionou-se sobre a necessidade do mercado de trabalho se preparar para a inclusão dos profissionais com deficiência. “É preciso que nas propostas conste a organização do Banco de Dados dos Advogados e Advogadas com Deficiência”, afirmou. 

As mulheres também querem continuar a construir uma Ordem ainda mais democrática com a participação e colaboração delas como acontece na atual gestão. Elas estão presentes nos Conselhos Estadual e Federal, na presidência das Subseções e das Comissões e se fizeram presentes também na reunião de ontem, juntamente com outras advogadas militantes que conhecem profundamente os desafios da profissão. 

“As propostas são resultados de reuniões junto aos profissionais e de suas demandas, uma construção coletiva. Temos um caminho seguro e de ainda mais realizações a serem concretizadas em prol da categoria. Por todas as conquistas ao longo dos cinco anos de gestão e que eu realizei diretamente, reafirmo o meu comprometimento, a responsabilidade e transparência com os advogados e advogadas. Vamos seguir: preservando as conquistas e avançando cada vez mais”, afirmou Kaio Saraiva. 

Propostas 

São mais de cem propostas distribuídas em oito eixos que contemplam advogados e advogadas do Maranhão. As propostas inclusivas, inovadoras e acolhedoras. Entre as ações para a mulher advogada estão: criação do Núcleo de Amparo a Advogada vítima de violência;  do Observatório de enfrentamento a violência doméstica e familiar com apoio a vítimas de todo tipo de violência; criação do atendimento online e por telefone 24 horas para ação em caso de descumprimento das prerrogativas específicas das mulheres advogadas referentes ao artigo 7-A; implantação das Procuradorias Regionais de Defesa das Prerrogativas da Mulher Advogada; traçar o perfil da advogada maranhense através de uma pesquisa para a construção de melhorias em todas as Subseções; criação do programa de desenvolvimento profissional e político para mulheres advogadas entre outras.



Fonte: Ascom

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!