Ricardo Marques

Aparelho para manutenção da vida: saiba como cadastrar a residência de quem necessita

Publicado 14/05/2022 08:54:16 0 comentário


Os clientes da Equatorial Maranhão precisam cadastrar a unidade consumidora para serem identificados

Tratamentos ou procedimentos médicos que requerem a utilização contínua de aparelhos elétricos deve possuir cuidado redobrado.  Os clientes da Equatorial Maranhão que utilizam aparelhos para manutenção da vida ligados à energia elétrica têm prioridade no atendimento das equipes de prontidão da distribuidora em caso de interrupções momentâneas, e precisam informar à Distribuidora sobre sua condição especial.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta sobre a importância do cadastramento para o atendimento especial de residências habitadas por pessoas que utilizam equipamento elétrico para manutenção da vida. O cadastro tem como objetivo facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente responsável pela unidade consumidora sobre avisos preferenciais e antecipados de desligamentos programados do fornecimento de energia para evitar prejuízos ao funcionamento dos aparelhos elétricos que preservam a vida do usuário.

O formulário para o cadastro está disponível no site da Equatorial (AQUI), na aba solicitação e serviços, em Aparelho para manutenção da vida. O consumidor deve preencher o formulário contendo documentos do titular do imóvel, dados do paciente, a conta contrato, o prazo estimado para utilização do aparelho, descrição da necessidade da utilização do aparelho, e laudo médico com carimbo e assinatura do médico. Vale lembrar que geladeira/refrigerador usados para guardar medicamentos ou insulina e inaladores não são aceitos no cadastro.

Se a pessoa também estiver inscrita no Cadastro Único e possuir renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, a família também pode se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício concedido pelo Governo Federal que dá descontos de até 65% na conta de energia a depender da faixa de consumo da residência.

Veja aqui quais equipamentos são entendidos como vitais, quando somados à condição clínica do usuário:

• Aspiradores de secreções;

• Respiradores ou ventilador pulmonar;

• Monitores de parâmetros vitais;

• Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);

• Aparelho de Quimioterapia;

• Concentrador de Oxigênio;

• Bomba de infusão;

• Oxímetro;

• CPAP e BIPAP;

• Situações especiais com base na avaliação médica.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão ressalta que o cadastro é de extrema relevância. “Nós temos um cuidado mais que especial em levar energia que proporciona desenvolvimento, qualidade de vida, saúde e segurança para todo o Maranhão, mas nesses casos o cuidado é redobrado, pois são vidas que estão necessitando do nosso apoio. O cliente não está isento de pagar as contas, no entanto temos uma atenção especial e um olhar cuidadoso para negociar e fazer de tudo para manter o fornecimento de energia a essas famílias. Também é importante lembrar que caso haja mudança de endereço, a Equatorial deve ser informada para que seja realizada a transferência do cadastro para o novo endereço”, pontuou Rainilton Andrade.

Confira também, algumas dicas para aumentar a segurança de pacientes com necessidade de uso contínuo de equipamento elétrico:

• Ter um gerenciador portátil de energia (No Break) - aparelho utilizado para alimentar o respirador enquanto houver a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Sua alimentação é feita por meio de uma bateria que é carregada, enquanto há fornecimento de energia elétrica. Portanto, é imprescindível manter este aparelho sempre ligado na tomada.

• Ter três ou quatro pontos de energia elétrica (tomadas) para evitar ligar vários equipamentos em um único local.

• Dispor de Filtro de Linha - utilizado para proteger os equipamentos de possíveis oscilações na rede elétrica, além de possibilitar a expansão do número de tomadas disponíveis.

• Estabilizadores de Energia - responsáveis por proteger os equipamentos e corrigir possíveis oscilações na corrente elétrica, fornecendo assim uma alimentação estável e segura aos equipamentos.



Fonte: Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!