Ricardo Marques

Reflexões sobre o PDT

Publicado: 06/12/2022 13:22 - 1 comentário


Compartilhe:


Ver a imagem de origem

POR AZIZ SANTOS 

Tenho esperança de que a declaração ao meu ver prematura do Presidente do Diretório Municipal de São Luís de que o PDT não lançará candidato a prefeito em 2024 seja ato isolado, e que não tenha o aval das instâncias de decisão partidária.  Não há partido nestas plagas com a história e o legado do PDT, que tem em seus quadros lideranças capazes de assumir candidaturas majoritárias.

A ideia de aumentar a bancada de vereadores, segundo o senhor Presidente, foco principal das articulações nas eleições de 2024, se faz com candidatura majoritária, em primeiro lugar. É ela a alavanca para a eleição dos candidatos proporcionais, desde que seja uma candidatura de certo peso eleitoral.

Antes de mais nada, o PDT tem uma história vitoriosa em eleições na Capital: 1988, 1996, 2000 (Jackson Lago), 2004 (Tadeu Palácio), 2016 (Holanda Junior), além de ter contribuído decisivamente nas eleições de 1992 (Conceição Andrade), 2008 (João Castelo), 2012 (Holanda Junior no PTC) e, mais recentemente, em 2020 (Eduardo Braide).

É um legado e tanto!

Portanto, o que se deve fazer, em primeiro lugar, seria uma avaliação criteriosa da campanha do Neto Evangelista no 1º turno das eleições de 2020, em que o PDT nela se engajou inteiro e, depois, a avaliação da própria campanha do Eduardo Bride, vitoriosa, do 2º turno, com a plena participação do nosso partido. Tais avaliações, se houveram, devem ter sido feitas em petit comitê.

Olhando esse largo espectro da recente história político-eleitoral da Capital, soa-nos estranha a declaração de que o PDT não terá candidato em 2024. Sim, isso pode até vir a acontecer, porém deverá ser uma decisão colegiada e, acima de tudo, no tempo certo.

A hora agora é de avaliação, de abrir o leque das indagações, propor ensaios políticos, estudar o perfil de nossas lideranças e de lideranças de outros partidos que até podem somar conosco numa mesma mesa, enfim, precisamos de diálogos, conversações maduras ao invés de receitas prontas que a nada levam.

É como penso.

*Economista, ex-secretário de Estado do Planejamento do Maranhão

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Diniz Alcântara

06/12/2022 16:00

As declarações do presidente do PDT de que o referido partido não lançará candidatos a prefeito de São Luís está calando os direitos dos trabalhista em nossa cidade repensar seriamente o,que ele falou