Ricardo Marques

Fofão virou fofolete?

Por: Opinião | Publicado: 03/02/2023 17:58 - 0 comentário


Compartilhe:


Opinião: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL – Moxotó da Gente

O pré-carnaval do governo do Maranhão em 2023

POR DANIEL LEMOS

Depois de dois anos de pandemia, enfim podemos voltar a ser foliões, brincar, dançar e curtir o carnaval como há muito tempo não podíamos fazer! E olha só os presentes que a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, vulgo SECMA, está trazendo para nós, na capital: Maiara e Maraisa, Klessinha, Grupo Molejo... só atrações _top_, do Mundo para o Maranhão! E o principal: todas essas apresentações estão sendo pagas com antecedência para nós, foliões, curtirmos à vontade, sem ter de ouvir os lamentos dos artistas locais...

Inclusive, muitos deles trabalharam nos Festejos Juninos de 2022 para esta mesma SECMA, e ainda não receberam. É claro que está tudo bem, né? Afinal, pra quem passou dois anos na pandemia sem nenhuma remuneração, alguns tendo até que vender pertences de trabalho cultural para pagar contas de luz e água, aguentar mais um pouco não vai ser difícil...

Além do mais, esses mesmos artistas tiveram a chance de participar da programação do Pré-Carnaval do governo, pois a SECMA publicou um edital (n.º 004/2022) para credenciamento "democrático" de todos os grupos interessados, pedindo um mínimo de 16 (dezesseis) documentos... mamão com açúcar! As exigências então, todas muito “leves”, como a do item 12.8: “_Os artistas credenciados para compor a programação cultural de que trata o presente Edital deverão estar disponíveis para promover suas apresentações nas datas e horários propostos por esta SECMA_”. Afinal, músico não trabalha mesmo, tem todo o tempo do mundo pra esperar, não é? E tem mais uma belezinha no item 5.3: “_A inscrição neste Edital de Credenciamento e eventual_ HABILITAÇÃO NÃO CONFIGURA OBRIGATORIEDADE NA CONTRATAÇÃO POR PARTE DA SECMA, _e_ NÃO GERA DIREITO ADQUIRIDO AO HABILITADO DE SER CONTRATADO, _sendo assim, após habilitado proponente passa a estar disponível à contratação, que ocorrerá_ À CRITÉRIO E CONFORME NECESSIDADE DA SECMA”, em letras garrafais, para eles não dizerem depois que não sabiam... com certeza, todas essas atrações convidadas de fora cumpriram todos estes requisitos, pois a SECMA é um órgão que preza pela transparência e isonomia de tratamento ao trabalhador da cultura maranhense!

Aí, sou obrigado a falar com seriedade quando todos estão a fim de apenas brincar: acabamos de sair de um governo federal fascista, de destruição dos valores culturais, do patrimônio, da identidade nacional... e um braço dele ainda está em plena atividade, aqui, em pleno descaso com a cultura maranhense – e que se traduz como o descaso por quem faz a cultura maranhense. Perpetua erros históricos, como o de centralizar o capital apenas na capital; desprezar completamente os coletivos artísticos e culturais, incluindo o Conselho Estadual de Cultura (CONSECMA), na deliberação de políticas culturais ao alcance e interesse de todos e todas; e desconhecimento total das metas do Plano Estadual de Cultura em vigência, que vencem daqui a dois anos.

Parabéns, sr. Yuri! Consiga um galho de Arruda, porque só assim para você se sustentar em um cargo para o qual não possui a menor noção da relevância, experiência e sensibilidade necessária. E não adianta recorrer à Câmara dos Vereadores.

*Pianista e professor de música



Fonte: Opinião

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!