Ricardo Marques

O governo não está sabendo lidar com a questão da violência nas escolas

Publicado: 22/04/2023 08:50 - Atualizado em 22/04/2023 09:30 - 0 comentário


Compartilhe:


A despeito do barulho que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, faz na mídia e redes sociais — barulho que, a propósito, só tem servido mesmo para deixar a população em pânico —, o governo não está sabendo lidar com a questão da violência nas escolas.

Estados e municípios também não sabem o que fazer. A questão é complexa e passa pelo envolvimento das famílias. Essa cultura do ódio que aí está não nasceu da noite para o dia. O ambiente escolar precisa ser sadio e feliz. Colocar segurança armada nas escolas, como sugerem algumas autoridades, não parece ser o melhor caminho.

Colocar catraca eletrônica e detector de metal seria perfeito. Entretanto, é preciso lembrar que muitas escolas desse nosso Brasil varonil não têm sequer banheiro.

Claro, sempre que um fato desperta o clamor popular, políticos de todos os matizes ideológicos entram em cena com as mais estapafúrdias e mirabolantes ideias. É o velho blá-blá-blá de sempre. Mero oportunismo de ocasião.

Até aqui o estado de São Paulo foi o que mais avançou em ações factíveis. O governo do Estado anunciou a contratação temporária de 550 psicólogos para atendimento nas escolas estaduais, além de 1 mil vigilantes de empresas de segurança privada que vão trabalhar nas unidades. Detalhe: desarmados.

O governador Tarcísio de Freitas explicou que cada psicólogo vai atuar em pelo menos dez escolas e fazer uma visita por semana em cada uma delas.

Quanto à vigilância privada, o objetivo é que a segurança, — desarmada, repito, — esteja todos os dias nas escolas.

Chama atenção o fato de especialistas em educação estarem sendo deixados à margem dessas discussões. A violência no ambiente escolar não é questão meramente policial.

Enquanto isso, o obcecado ministro Dino segue parindo factoides. Ele já disse que enxerga uma “ligação óbvia entre atos golpistas e violência nas escolas”. Me faça uma garapa!


Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!