Ricardo Marques

Desmatamento no território dos Lençóis Maranhenses

Por: Opinião | Publicado: 23/10/2023 07:42 - 0 comentário


Compartilhe:


baixados

POR NYMPHIDIA

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses concorre atualmente ao título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Integrante deste território, Barreirinhas vem ao longo dos anos investindo no seu potencial turístico e defendendo a preservação das suas riquezas naturais.

No entanto, o desmatamento para o plantio das monoculturas já se faz presente nesse território, como é o caso do povoado Rio Grande dos Lopes, localizado na divisa de Barreirinhas com Santa Quitéria. O que antes era uma vasta área de chapadas, rica em variedades vegetais, agora é um imenso descampado.

Em recente visita ao município, o governador promoveu um evento para a assinatura de uma lei estadual que reafirma as diretrizes do Código Florestal Brasileiro e das próprias leis municipais de Barreirinhas. A dúvida é se ação o Governo do Estado  será acompanhada da revogação dos decretos estaduais que autorizam a supressão vegetal dessas áreas, bem como dos demais municípios que compõem o parque e seus arredores.

A revogação dessas autorizações é o mínimo que se espera de uma gestão que pleiteia o reconhecimento internacional de um território como patrimônio natural da humanidade.

Proposta pela presidente da Assembleia, o que se fala na cidade é que tal iniciativa de lei visa amenizar a imagem da deputada em relação ao avanço dos plantios de eucalipto em Urbano Santos, cidade em que foi vereadora e prefeita por dois mandatos, e que carece de legislação local para o controle da monocultura. Fica a questão para o governador Brandão, a assinatura da lei é real ou é apenas um agrado político para alavancar o nome do filho da deputada?

Atenção Presidente Lula! atenção UNESCO! É compatível com a titulação de Patrimônio Natural da Humanidade a devastação das chapadas da cidade de Barreirinhas que integra esse pretenso patrimônio???? 

Governador Brandão, vamos ou não vamos revogar essa autorização de supressão vegetal nesses territórios? Rio Grande dos Lopes precisa de uma resposta, assim como Barreirinhas, o Maranhão e o Brasil.

* Ninfa da mitologia grega associada à proteção das florestas e dos bosques.



Fonte: Opinião

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!