Ricardo Marques

Eleições 2024: Cenários incertos e perspectivas na Região dos Cocais

Publicado: 13/11/2023 06:28 - Atualizado em 13/11/2023 06:29 - 1 comentário


Compartilhe:


Claro que eleição é bicho imprevisível, uma vez que os cenários eleitorais costumam ser instáveis por si e estão sujeitos a eventos externos e circunstanciais. Por exemplo: as últimas eleições para governador. Em todo o país foram fortemente influenciadas pela polarização na corrida presidencial, que teve um impacto significativo — decisivo até, eu diria, em muitos estados. Por isso, é prudente dizer que resultado de eleição só é conhecido após a contagem dos votos válidos. 

É importante ressaltar que a exemplo das pesquisas, as análises de corridas eleitorais são sempre limitadas ao contexto atual, que podem ser facilmente influenciados por novos eventos. Portanto, querer prever os resultados eleitorais – sobretudo há um ano das eleições – seria mera especulação.

No entanto, considerando o cenário atual, parece ser uma tarefa desafiadora para as oposições aqui na Região dos Cocais alcançarem uma competitividade mínima nas próximas eleições, exceto em Codó, onde a possível candidatura do empresário FC Oliveira está gerando expectativas. Infelizmente, nas demais cidades da região, as oposições não se renovaram. São os mesmos nomes com as mesmas ideias. Parecem querer o poder pelo poder. Representam o mais do mesmo.

Diante desta realidade, é provável que candidatos como Dinair Veloso, em Timon, e Kedson Lima, em Aldeias Altas, sejam reeleitos sem sobressaltos. Da mesma forma, os atuais prefeitos Ferdinando Coutinho, em Matões, Raimundinho Silveira, em Parnarama, e Fábio Gentil, em Caxias – todos em seu segundo mandato e, portanto, sem direito à reeleição – devem fazer os seus sucessores.

Obviamente, essa análise não se trata de uma previsão definitiva, pois, como mencionado anteriormente, as eleições sempre podem trazer surpresas. No entanto, se novos candidatos – de perfis diferenciados dos que aí estão – não surgirem no cenário político para a próxima corrida eleitoral, a possibilidade de confirmação desses prognósticos é bastante real.


Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Josef Stalin

13/11/2023 08:08

Estranhamente há uma mudança de atitude por parte de você, antes, se posicionava com a verdade dos fatos, agora, temos uma alteração nisso. Por quê será a mudança? O prefeito mentiroso e estelionatário deu algo para você. Sabes bem que não é verdade nada disso, ou estaria míope, não conseguindo enxergar todas as manifestações contrárias ao governo Gentil, e também, ao sucessor dele, seu sobrinho que não tem currículo para ser prefeito, sequer sabe o quê significa administração pública. PS.: Publica isso, tenha lucidez com a verdade ao menos uma vez

Ricardo Marques

Ricardo Marques

Tinha que ser um “Stalin”!