Ricardo Marques

Vitória da extrema-direita na Argentina acende alerta na esquerda do Brasil

Publicado: 21/11/2023 07:36 - Atualizado em 21/11/2023 07:39 - 1 comentário


Compartilhe:


A turma está ciente de que, se repetir erros do passado, a direita pode novamente desalojá-la do Planalto.

Há muitas semelhanças nos cenários políticos do Brasil e da Argentina. Um exemplo é o recente 2º turno da eleição presidencial argentina polarizada entre Javier Milei e Sergio Massa. Milei, um candidato sem lastro partidário significativo, capitalizou a insatisfação popular com a política tradicional, impulsionando sua vitória em parte pela crise econômica que, em 12 meses, gerou em uma inflação de 142,7%, deixando o país com uma economia debilitada e altas taxas de desemprego.

Assim como ocorreu no Brasil em 2018, o desfecho da eleição na Argentina reflete, em grande medida, a busca por mudanças e a rejeição à gestão anterior.  Milei angariou votos ao se apresentar como um líder forte e anticorrupção, enquanto Massa enfrentou críticas devido ao governo do qual é o ministro responsável pela economia em frangalhos. É difícil prever se a eleição de Milei marcará uma virada na política argentina, inaugurando um novo capítulo com desafios e debates intensos sobre o futuro do país, ou se os Hermanos continuarão andando em círculos, sem avançar.

Sim, porque há 8 anos, a esquerda foi expurgada da Casa Rosada – o Palácio do Planalto deles – devido à onda de corrupção que assolou o país. No entanto, o governo do presidente Maurício Macri – de direita – mostrou-se pífio, permitindo o retorno da esquerda em 2019 com Alberto Fernández e a ex-presidente Cristina Kirchner como vice. De novo não deu certo, e agora a direita argentina retoma o poder.

O novo capítulo na novela político-eleitoral argentina certamente acende um alerta na esquerda brasileira, sobretudo no governo Lula III. A turma está ciente de que, se repetir erros do passado, a direita pode novamente desalojá-la do Planalto.


Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Armando A Madeira

21/11/2023 09:28

Estrema-direita.... Eu, hein??