A 13ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos chega ao Maranhão, levando uma programação diversificada e gratuita para os moradores de Santa Rita e São Luís. O evento acontece de 27 de março a 17 de abril e conta com a Mostra Difusão, que busca ampliar o alcance do festival, levando os filmes a mais pessoas.
A Mostra Cinema e Direitos Humanos teve sua primeira edição em 2006 e, desde então, vem abordando temas importantes para o campo dos direitos humanos. Apesar dos desafios enfrentados ao longo dos anos, a mostra continuou a ser realizada até 2018, quando foi interrompida devido à pandemia da Covid-19. Agora, em 2024, a mostra retorna com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, promovendo reflexões sobre questões sociais e políticas atuais.
Os filmes da 13ª Mostra abordam os direitos de diversos grupos sociais, como negros, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIAPN+. A programação está dividida em quatro programas: “Raízes”, “Frutos”, “Sementes” e “Homenagem”.
A Mostra Cinema e Direitos Humanos é realizada pelo Ministério da Cultura (Minc) e pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) e produção local do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Os pontos de exibição foram selecionados através de edital do MinC e incluem o Instituto Cresça de Desenvolvimento Socioambiental, em Santa Rita, e o ponto de cultura Re(o)cupa, em São Luís. Além das exibições presenciais, os filmes também estarão disponíveis online na plataforma InnSaei.tv.
Destaque para a sessão “Homenagem”, que apresenta dois filmes do cineasta Silvio Tendler, homenageado nesta edição: “Nas Asas da Pan Am” e “A Bolsa ou a Vida”. A programação completa do evento pode ser encontrada nas redes sociais e no site oficial da mostra.
Confira a programação completa do evento AQUI.
Fonte: O Cubo
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!