Ricardo Marques

Bebê vence prematuridade extrema e tem alta após dois meses internada na UTI do Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon

Por: Ascom - SES/Texto: Daucyana Castro | Publicado: 11/04/2024 08:47 - 0 comentário


Compartilhe:


HU faz ‘grande inauguração’, mas só aumenta dois leitos de UTI neonatal ...

Imagem Ilustrativa 

Da fragilidade à força. As equipes de saúde do Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, celebraram esta semana a alta de bebê Mayla Gabriele, com prematuridade extrema, após dois meses e 16 dias na UTI neonatal na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A recém-nascida é filha de Maria Clara Xavier Sousa e nasceu de parto normal, prematura extrema, de 26 semanas com 888g. O prematuro é a criança que nasceu pré-termo. Ou seja, antes de completar 37 semanas de gestação, podendo ser classificado de acordo com a idade gestacional ao nascer. Já o prematuro extremo é aquele que nasceu entre 24 e 28 semanas. A alta aconteceu nesta segunda-feira (9).  

A criança recebeu tratamento na unidade de saúde e após dois meses foi liberada pela equipe médica para ir para casa. Em um ato de agradecimento e fé, a mãe da pequena guerreira cumpriu uma promessa especial, feita entre lágrimas nos corredores do hospital. De joelhos, ela percorreu vários setores da unidade de saúde, compartilhando a boa notícia da alta de sua filha. Para ela, o apoio da equipe médica desde o nascimento até o momento da alta, foi essencial para o desenvolvimento de mãe e filha durante o período de internação. 

“Esses dois meses foram muito difíceis, achava que não ia conseguir. Eu pensava que ela não ia sobreviver. Mas Deus é tão maravilhoso que minha filha está bem. Eu agradeço demais a equipe da UTI, que deram toda a assistência e cuidado para a minha filha. Eu sou muito grata a toda a equipe da unidade, médicos, enfermeiros, psicólogos, que fizeram tudo que era possível por nós. Foi o dia mais feliz da minha vida essa alta. Eu chorei de alegria com a notícia da alta e falei que ia cumprir minha promessa e cumpri”, disse Maria Clara Xavier Sousa, mãe da recém-nascida.

Para a diretora geral da unidade de saúde, esse caso representa todo o esforço de uma equipe focada em prestar a melhor assistência, dar atendimento humanizado e transformar o ambiente hospitalar em um espaço de amor e esperança.  

“Prezamos pela excelência, respeito e acolhimento, contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermagem, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, que acompanham de perto caso a caso. Foi um tratamento longo, de muita paciência e cautela onde a equipe médica e multidisciplinar precisou respeitar e atuar no tempo certo de cada evolução. É uma história com final feliz, uma vitória do SUS”, frisou a diretora geral do Hospital Alarico Nunes Pacheco, Ana Patrícia Bringel. 

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco em Timon integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade oferece atendimentos nas áreas de obstetrícia, urgência e internação, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia e ambulatório ortopédico, nefrologia, nutrição, psicologia, cardiologia (parecer e risco cirúrgico), ultrassonografia, radiologia, clinica médica (internação e ambulatório), pediatria (internação e ambulatório), regulação oncológica, anestesiologia e proctologia. O hospital é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).



Fonte: Ascom - SES/Texto: Daucyana Castro

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!