O senador Weverton Rocha participou nesta terça-feira (13) da 16ª edição do Fórum Nacional Eólico, em Brasília. O evento debate os principais aspectos regulatórios e econômicos do setor eólico na atualidade e acontece no Centro de Convenções Brasil 21. O parlamentar é relator do PL 576/2021, que regulamenta a exploração de energia eólica em alto mar.
“Como relator da proposta no Senado, acho importante participar de encontros como este que realizam discussões importantes sobre o tema.
A aprovação do projeto vai ser uma virada de chave na produção de energia limpa. Por isso, estou empenhado em buscar uma solução para a aprovação do texto de modo que atenda a necessidade de termos um marco regulatório para a eólica offshore”, declarou o senador
Weverton explicou que tem conversado com os setores e com o governo sobre o assunto para mediar um acordo que torne viável a aprovação do projeto. Weverton disse que tenta construir um texto que resolva questões que são necessárias para viabilizar a exploração da energia éolica em alto mar e as matérias extra pauta, que foram incluídas no projeto na Câmara.
“Estou tentando construir alternativas para garantir que o texto seja aprovado, conversando com os líderes das duas casas (Senado e Câmara dos Deputados) e principalmente com o governo, porque nada foi inserido sem a participação do governo”, explicou.
O senador também falou do acesso dos mais pobres à energia.
“O mais importante é que temos que inserir a inclusão social neste debate. Hoje o país é gerador de energia limpa e, mesmo assim, a conta chega cara para as pessoas. Isso não está certo”, ressaltou Weverton, que questionou o subsídio dado a grandes consumidores atualmente, o que, segundo ele, pode encarecer a conta do consumidor comum.
Com 16 anos de história, o Fórum Nacional Eólico foi palco da assinatura do documento de compromisso que iniciou o avanço do setor eólico brasileiro. O evento se renova a cada ano, com abordagens dinâmicas, conferencistas impactantes e debates oportunos.
O painel “O Papel do Poder Legislativo no aprimoramento regulatório do setor de energia renovável” também contou com as presenças dos deputados federais Hugo Leal (PSD-RJ) e Júlio Lopes (PP-RJ) e foi mediado por João Pedro Madruga.
O Fórum Nacional Eólico reúne até o dia 14 de agosto representantes de empresas de energia, órgãos governamentais, entidades de fomento, empreendedores do setor e toda a cadeia de produtos e serviços para eólicas.
Entre os temas debatidos durante os dois dias de encontro estão: a política nacional de transição energética; as políticas de apoio e desenvolvimento para energia eólica; o papel do Poder Legislativo no aprimoramento regulatório do setor de energia renovável; as receitas públicas, tributação e os incentivos; energia eólica offshore; hidrogênio verde e mercado de carbono.
Fonte: Ascom - Karina Lindoso
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!