POR RICARDO MARQUES
A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão segue repercutindo nacionalmente. O discurso do deputado federal Rubens Pereira Júnior, conhecido aliado do ministro do STF Flávio Dino, trouxe ainda mais atenção ao caso. Em pronunciamento, Rubens defendeu a reeleição da deputada Iracema Vale, apesar do empate com Othelino Neto, ex-presidente da Casa. A vitória de Iracema foi garantida pela Mesa Diretora com base no regimento interno, que adota a idade como critério de desempate – ela tem 56 anos contra os 49 de Othelino.
Porém, o Solidariedade questiona a constitucionalidade dessa regra no STF, argumentando que deveria valer o critério de número de mandatos, como ocorre na Câmara dos Deputados, o que favoreceria Othelino. O caso aguarda decisão da ministra Cármen Lúcia.
Para Rubens Júnior, o Judiciário não deve interferir em questões internas do Legislativo. A fala surpreendeu, pois Rubens integra o grupo político de Dino, atualmente alinhado a Othelino. Outro que surpreendeu ao sair em defesa da reeleição de Iracema foi o deputado federal Duarte Júnior, que surgiu na política como dinista. Em discurso visceral, Duarte chamou a iniciativa do Solidariedade de “coisa de menino birrento”.
A situação expõe o racha entre o governador Carlos Brandão – aliado de Iracema –, e Flávio Dino. O distanciamento entre os dois se intensificou nos últimos meses, marcando uma reconfiguração na política do Maranhão. Agora, todos aguardam os próximos desdobramentos desse impasse que pode moldar o futuro político do estado.
Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!