POR RICARDO MARQUES
No Maranhão, mais que um mês de campanhas, Outubro Rosa é uma urgente chamada à vida. O câncer de mama mantém-se como o tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. No Estado, foram estimados cerca de 840 novos casos apenas em 2021. Dados recentes mostram que o Maranhão registrou o segundo maior aumento percentual de casos de câncer de mama no Nordeste — com crescimento de mais de 260% entre 2013 e 2024.
Mas o Maranhão também vem reagindo. O Governo do Estado intensificou a campanha “Maranhão Rosa”, ampliando o acesso à mamografia em mais de 17 unidades regionais e reforçando o alerta: prevenção e diagnóstico precoce salvam vidas.
Nesse cenário, o senador Weverton Rocha destaca-se pela atuação parlamentar a favor da saúde oncológica no estado. Ele articulou a construção do Hospital de Amor, de Imperatriz, e destinou emendas para o funcionamento do Hospital do Câncer Aldenora Bello, de São Luís, referência no tratamento oncológico.
Weverton também articulou a implantação de novos serviços oncológicos em municípios, como Pinheiro, com o Hospital da Fundação Antonio Dino, aproximando a saúde de quem mais precisa.
E num gesto de coragem e humanidade, a ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney tornou pública sua nova batalha contra o câncer de mama. Ao dividir sua história, Roseana inspira outras mulheres a não desistirem, a buscarem ajuda, a acreditarem na cura.
Outubro Rosa é sobre prevenção, sim — mas é, acima de tudo, sobre força, solidariedade e vida. Porque quando uma mulher vence o câncer, é toda a sociedade que se fortalece.
Veja o comentário em vídeo (aqui)
Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!