Vencedor será anunciado em 2 de dezembro, às 13h, em cerimônia transmitida ao vivo no canal do Movimento Circular no YouTube
O Movimento Circular, organização multissetorial formada por grandes empresas e pessoas para incentivar práticas de Economia Circular (uso eficiente de recursos e combate ao desperdício), vai anunciar o vencedor do Prêmio Por um Mundo sem Lixo (PMSL) – INTERNACIONAL no dia 2 de dezembro, às 13h, em transmissão ao vivo no canal da organização no YouTube: www.youtube.com/@muti9328.
De acordo com Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular, o prêmio busca valorizar as melhores ideias para combater o desperdício de recursos, com base nos conceitos da Economia Circular. “Existem projetos realmente inovadores criados por jovens que precisam ser mais conhecidos pelo público. Eles estão mostrando que é possível consumir e produzir reaproveitando recursos e eliminando o lixo, o que é o conceito de Economia Circular. Nosso objetivo é conscientizar, desde já, as pessoas de que existe um outro jeito de fazer as coisas”, afirma.
O prêmio é organizado pelo Movimento Circular e os concorrentes são os projetos latino-americanos mais inovadores de Economia Circular criados por alunos e professores da educação básica ao ensino superior, para minimizar ou reduzir a produção de lixo, e que foram apresentados nas principais Feiras de Ciências e Tecnologia da América Latina.
Os projetos selecionados vêm de grandes feiras de ciências, como a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e Fenecit (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), no Brasil, e as edições da Infomatrix no México e Colômbia. A Infomatrix é uma feira latino-americana de Ciências e Tecnologia da Informação organizada pela Sociedade Latino-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada (SOLACYT, na sigla em espanhol).
Também estão concorrendo ao prêmio os participantes do Desafio Circular, iniciativa do Movimento Circular nas escolas brasileiras para reconhecer e divulgar as melhores iniciativas de reaproveitamento de recursos e eliminação de lixo. Este ano, o Desafio também teve a primeira edição para estudantes de língua espanhola e os vencedores da ação latino-americana garantiram vaga no PMSL Internacional.
Somando todas as feiras e Desafios, cerca de mil projetos já foram analisados pela comissão julgadora – inclusive os vencedores de cada evento –, de acordo com a organização do prêmio.
Economia Circular e desperdício
O impacto ambiental gerado pelo consumo mundial e descarte de resíduos está no centro das discussões sobre novas formas de produção, e a Economia Circular é uma das alternativas surgidas que propõe, com eficiência econômica, a minimização do desperdício e promoção do uso eficiente de recursos.
Nesse contexto, o Brasil é um dos países que menos recicla no mundo e abre muitas oportunidades para a criação de negócios e iniciativas com base na Economia Circular. Conforme dados da Abrema (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente, resultado da união entre Abrelpe, Abetre, Selur e Selurb), o país produziu 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2022. Desse total, 30% são de materiais reaproveitáveis, mas o percentual de reciclagem ficou na casa dos 4%.
Sobre o Movimento Circular
Criado em 2020, o Movimento Circular é um ecossistema colaborativo que se empenha em incentivar a transição da economia linear para a circular. A ideia de que todo recurso pode ser reaproveitado e transformado é o mote da Economia Circular, conceito-base do movimento. O Movimento Circular é uma iniciativa aberta que promove espaços colaborativos com o objetivo de informar as pessoas e instituições de que um futuro sem lixo é possível a partir da educação e cultura, da adoção de novos comportamentos, da inclusão e do desenvolvimento de novos processos, produtos e atitudes. O trabalho conta com a parceria pioneira da Dow, empresa de produtos químicos, plásticos e agropecuários, com sede em Michigan, Estados Unidos. O Movimento Circular contabiliza hoje cerca de 3 milhões de pessoas impactadas por suas ativações e conteúdos.
Fonte: Ascom
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!