POR RICARDO MARQUES
O episódio envolvendo brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chegaram algemados nos pés, gerou grande repercussão, mas revela algo além do debate sobre direitos humanos. O uso de algemas durante deportações é um procedimento de segurança adotado por muitos países, e era óbvio que seriam retiradas ao desembarcarem no Brasil. O governo, no entanto, aproveitou a situação para cantar de galo e criar um discurso de defesa da dignidade, o que pode ter sido uma estratégia de autopromoção para engabelar incautos.
É possível que o objetivo fosse desviar o foco de críticas mais relevantes, como a situação econômica. Afinal, enquanto brasileiros buscam melhores condições no exterior, enfrentando riscos e humilhações, o problema de fundo continua sendo a falta de oportunidades aqui. A real preocupação deveria ser como reverter esse cenário, para que o Brasil deixe de ser visto como um país de onde as pessoas fogem em busca de uma vida melhor.
Esse episódio, ao que tudo indica, foi mais uma forma de chamar atenção para a imagem do governo do que de fato resolver as questões estruturais que geram tamanha vulnerabilidade.
Assista ao comentário em vídeo AQUI
Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!