POR RICARDO MARQUES
Amigos internautas,
A indicação de familiares para cargos políticos é tão antiga quanto a própria política. No Maranhão, como em outros lugares, a política se parece muito com uma empresa familiar. O sociólogo alemão Emilio Willems já observava isso em 1953, afirmando que nenhuma instituição no Brasil escapa à influência das famílias. Isso não isenta os políticos de responsabilidade, mas mostra que é algo estrutural.
Na política maranhense, Flávio Dino foi uma exceção recente: sua família não se imiscuiu nas coisas do governo, embora sua gestão tenha sido um desastre socioeconômico – conseguiu deixar o Maranhão mais pobre do que já era. Já Carlos Brandão segue outro caminho: sua família ocupa todos os espaços. Os Brandão controlam tudo, do TCE à Assembleia, passando pela Câmara de Vereadores de São Luís. Não deixam escapar nada – nem caminhão limpa-fossa dos hospitais regionais. Queriam até o TJ, mas não deu. Pelo menos por enquanto.
No Estado moderno, política e família não deveriam se misturar. Mas, no Maranhão, essa é a regra – e o povo parece aprovar. Fazer o quê, né?!
Sigamos em frente com força e fé!!!
Assista ao comentário em vídeo AQUI
Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!