Após pronunciamento da deputada Iracema Vale (PSB) sobre o conflito agrário na área conhecida como Fazenda Jurema, a Suzano S.A., a União e o Incra firmaram um Termo de Acordo Extrajudicial visando solucionar a disputa que já dura mais de 15 anos e afeta cerca de 600 famílias nos municípios de Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
O documento prevê que o Incra, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, dará início ao processo de aquisição da área ocupada pelas famílias, que corresponde a menos de 3 mil dos mais de 23 mil hectares reivindicados pela Suzano.
Durante as negociações, a empresa propôs um "Plano de Reintegração Humanizado", oferecendo aluguel social de R$ 180,00 por seis meses e cestas básicas no mesmo período — proposta criticada por Iracema, que defendeu os direitos das famílias e cobrou posicionamento firme do Parlamento Estadual.
Ela relatou ainda os impactos sociais causados pela atuação da empresa em outras regiões e pediu que a Suzano cumpra sua função social e respeite a dignidade dos maranhenses. A reintegração de posse estava inicialmente marcada para 30 de junho, com nova data prevista para 15 de julho.
Fonte: Com informações da Ascom
Deixe seu comentário aqui
Comentários
Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!