Ricardo Marques

O fator Orleans

Por: O comentário do dia de Ricardo Marques | Publicado: 29/11/2025 11:26 - 0 comentário


Compartilhe:


POR RICARDO MARQUES 

Ontem, um passo significativo na corrida ao Palácio dos Leões: a convenção estadual do MDB elegeu Orleans presidente do partido — fato que consolida o nome dele como um dos principais pré-candidatos ao governo do Maranhão.

Há um dado histórico que não se pode ignorar: o Palácio dos Leões nunca perdeu uma eleição para governador no Maranhão. Alguns diriam que 2014, quando Flávio Dino venceu Edinho Lobão, esse “tabu” teria sido quebrado. Mas, na real, Edinho fora “abandonado”, na corrida eleitoral, a então governadora Roseana Sarney cruzou os braços — não houve empenho real para sua eleição. Isso transforma o mote de “tabu quebrado” em papo furado.

É esse cenário que deve dar a quem cogita disputar — como Eduardo Braide, principal nome da oposição — mais de uma razão para pensar duas vezes antes de renunciar ao mandato de prefeito de São Luís para se lançar num embate que se desenha ferozmente desigual.

Além disso, Orleans não é apenas um candidato da máquina; tem predicados próprios que o tornam competitivo. Ele tem feito a parte dele. Corrido o o Maranhão, conversado com lideranças de todas as regiões, dialogado com diversos segmentos da sociedade…, enfim, se apresentado como alternativa consistente e de conteúdo. Isso — e mais o fato de representar um governo bem avaliado — forma uma base sólida.

Quanto ao fato de Orleans ser sobrinho do atual governador — na avaliação de muitos eleitores, não pesa negativamente. Em um Estado onde indicações de parentes na política já foram tão naturalizadas e atingem todos os grandes grupos, isso perde força como argumento de crítica.

Por fim: fui dos poucos a antecipar que o governador Carlos Brandão optaria por “Zéreinaldear” — ou seja, abrir mão de uma candidatura própria ao Senado para lançar alguém alinhado à sua visão política, de modo semelhante ao que fez Zé Reinaldo Tavares em 2006. Essa estratégia revela um cuidado com a sucessão que hoje beneficia Orleans.

Se o pleito for movido a coerência, histórico e trabalho de base, Orleans está mais do que apto. E quem disser o contrário, verá que está subestimando um nome que se empenha, que atua e que cresce dentro do consenso do eleitorado maranhense. Basta observar o cenário pré-eleitoral sem paixão.

Veja o comentário em vídeo (aqui)



Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!