Ricardo Marques

Ideologia em extinção

Por: O comentário do dia de Ricardo Marques | Publicado: 07/05/2026 10:10 - 0 comentário


Compartilhe:


POR RICARDO MARQUES 

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) lança amanhã as pré-candidaturas de Hertz Dias à Presidência da República e de Saulo Arcangeli ao Governo do Maranhão.

O lançamento das pré-candidaturas do PSTU talvez não mova as engrenagens do poder nacional. Mas revela algo raro na política brasileira de hoje: um partido que ainda existe por convicção ideológica.

Concorde-se ou não com o PSTU — e muita gente não concorda —, é difícil negar que se trata de uma legenda que mantém coerência entre discurso, militância e prática política.

E isso virou exceção.

O Brasil tem hoje 30 partidos aptos a disputar eleições. Mas poucos ainda conseguem explicar claramente o que defendem, quais valores representam ou que projeto de país possuem.

A maioria virou uma federação de interesses.

Siglas sem identidade.

Partidos que mudam de posição conforme a conveniência do momento, o fundo eleitoral ou a proximidade com o poder.

Há legendas que já não sobrevivem de ideias — sobrevivem de negócios.

Nesse cenário, a simples existência de um partido movido por ideologia, ainda que minoritário, acaba chamando atenção.

Porque a democracia não vive apenas de maioria.

Também vive de coerência.

E talvez o maior sintoma da crise política brasileira não seja o excesso de partidos.

Mas a falta de convicções.

Veja o comentário em vídeo (aqui)



Fonte: O comentário do dia de Ricardo Marques

Deixe seu comentário aqui

Verificação de segurança

Comentários


Nenhum comentário foi encontrado, seja o primeiro a comentar!